quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

GADOTTI. M. História das Idéias Pedagógicas. Editora Ática: São Paulo, 1998.

CAPÍTULO 1

O Pensamento Pedagógico Oriental

O pensamento pedagógico surge com a prática da educação, com a necessidade de ordená-la para determinados fins e objetivos. O Oriente afirmou os valores da não-violência e da meditação. A educação estava relacionada sobretudo com a religião, como o taoísmo, o budismo, o hinduísmo e o judaísmo.
A educação primitiva era prática, marcada pelos rituais de iniciação e tinha como base a visão animista: tudo possuía uma alma semelhante à do homem. A educação oriental baseava-se na imitação e na oralidade, limitada ao presente. Era também espontânea, natural e não-intencional.
O taoísmo é a doutrina pedagógica mais antiga e seus princípios são uma vida tranqüila, sossegada. Baseado nesta doutrina, Confúcio criou um sistema moral que exaltava a tradição e o culto aos mortos. Considerava o poder dos pais sobre os filhos ilimitado. Criou também um sistema de exames baseado no ensino dogmático e memorizado. Dessa forma, fossilizava a inteligência, a imaginação e a criatividade. A educação chinesa tradicional visava reproduzir o sistema de hierarquia, obediência e subserviência ao poder dos mandarins.
A educação hinduísta também tendia para a contemplação e reprodução das castas, exaltando o espírito e repudiando o corpo.
Os egípcios foram os primeiros a dar maior importância ao ensino e a eles devemos o uso prático das bibliotecas. Criaram casas onde ensinavam a leitura, a escrita, a história dos cultos, a astronomia, a música, e a medicina.
Essas doutrinas pedagógicas se estruturaram a medida que surgiam as classes na sociedade. A escola como instituição formal surgiu como resposta à divisão social do trabalho e ao nascimento do Estado, da família e propriedade privada.
Na comunidade primitiva toda a população tinha direito à educação, em função da vida e para a vida. A escola era a própria aldeia. Com a divisão do trabalho, surgiram as especialidades. A escola não é mais a aldeia e a vida, funciona num lugar especializado onde uns aprendem e outros ensinam. A escola que conhecemos hoje nasceu com a desigualdade econômica e com a hierarquização. A história da educação se desenrolou baseada na história das desigualdades econômicas. A educação primitiva era única e igual para todos, com a divisão social do trabalho aprece também as desigualdades na educação: uma para ricos e outra para pobres.

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