segunda-feira, 20 de abril de 2009

DICAS PARTE II

Para a Promoção de um Comportamento Positivo e de um Bom Aproveitamento Escolar:

II – Reconhecendo a importância e criando relações de alta qualidade

- as relações são importantes no encorajamento do bom comportamento;
- ser positivo encoraja o bom comportamento.

Princípios chaves:
O stress, a ansiedade, uma má gestão de conflitos inibe a aprendizagem;
Importa criar relações bem sucedidas;
O papel dos adultos é fundamental neste processo.
Como?
- modelando o comportamento esperado dos alunos;
- gerindo adequadamente as suas próprias emoções;
- gerindo adequadamente os conflitos.

Importa criar relações bem sucedidas

A primeira função de apoio a aprendizagem consiste em criar, deliberadamente, um clima no qual os alunos se sintam...
Valorizados enquanto indivíduos; confiantes; respeitados; confortáveis; seguros (física e emocionalmente) fazendo parte do grupo... E onde acreditem na possibilidade de poder ser bem sucedidos.
...é assim que nós sentimos em relações bem conseguidas.

Relações bem sucedidas são caracterizadas por:
Compreensão, simpatia, respeito genuíno, ponderação, saber o nome, não deitar abaixo, ser bom ouvinte, ser atencioso, saber manter a calma, tranqüilidade, ser amistoso, digno de confiança, usar o humor, mostrar interesse, guardar as confidências.
O modo como os professores se comportam, falam, lidam com os alunos influi, modela o comportamento destes.

Para a promoção de relações bem sucedidas, use suas competências sociais...
Sorria, mantenha contato visual, use os nomes próprios dos alunos, leia a linguagem corporal e a expressão facial, pergunte e responda a questões, use a linguagem e o tom de voz apropriada, escute e responda adequadamente, aceite pedido de desculpas, dê- se a conhecer, fale de si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário