domingo, 19 de abril de 2009

Para a Promoção de um Comportamento Positivo e de um Bom Aproveitamento Escolar

DICAS – PARTE 1

Para a Promoção de um Comportamento Positivo e de um Bom Aproveitamento Escolar:
A. Investir na tarefa
B. Investir na relação

A. INVESTIR NA TAREFA...
Organizando adequadamente o trabalho:
1. Ter a lição bem planejada e organizada o que implica, nomeadamente:
1.1- Definir os objetivos e competências que se pretende trabalhar e/ou atingir em cada unidade de trabalho
1.2- Prever as atividades
1.3- Prever o recurso à avaliação formativa
1.4- Ter a sala de aula eficazmente arranjada
1.5- Reavaliar periodicamente os planejamentos
2. Ser pontual
3. Uma vez iniciada a aula...
3.1- Por a turma rapidamente ativa
3.2- Manter a atenção dos alunos durante a aula
3.3- Estar alerta para o que esta a acontecer na turma
3.4- Analisar o que esta a suceder na turma
3.5- Fazer com que a lição corra num bom andamento
3.6- Assegurar efetivas oportunidades de atividade pratica
3.7- Delegar responsabilidades aos alunos
3.8- Ser capaz de lidar ao mesmo tempo com mais do que uma tarefa
3.9- Usar a voz com eficácia
3.10- Não demorar na entrega das avaliações
3.11- Concluir adequadamente a lição
B. INVESTIR NA RELAÇÃO...
I – Promovendo comportamentos positivos e bom aproveitamento
II – Reconhecendo a importância e criando relações de alta qualidade
III – Desenvolvendo competências para uma gestão eficaz de comportamentos
IV – Gerindo adequadamente as situações difíceis.

Princípios fundamentais:
- Os alunos fazem escolha acerca do seu próprio comportamento;
- é muito importante usar a linguagem da escolha;
- as conseqüências positivas são centrais na promoção do bom comportamento;
- as conseqüências negativas, por si próprias, não mudam o comportamento;
- sanções eficazes são as que incomodam o aluno e o ajudam a tornar-se mais bem sucedido.
I – Promovendo comportamentos positivos e bom aproveitamento
- conhecer e respeitar a política geral da escola no domínio da gestão de comportamentos;
- reconhecer que os comportamentos se aprendem e ensinam e que os professores tem um papel importante neste processo
Princípios chave:
- o comportamento positivo deriva de boas relações, de modelos positivos e de uma comunicação clara;
- a promoção de um bom comportamento e bom aproveitamento requer que se trabalhe na escola no quadro de uma estrutura clara;
- não podemos controlar os alunos. Podemos controlar- nos a nós mesmos;
- uma cultura não se assente na culpa e na censura proporciona apoio e encorajamento à aprendizagem de novos comportamentos;
- o modo como os profs. E alunos se sentem acerca de si próprios e da escola afeta o modo como se comportam.
No ensino e promoção de bom comportamento, é fundamental reconhecer...
... A importância da existência e do respeito por uma política geral da escola que guie o trabalho de todos os professores.

A existência de uma política clara permite que:
- Os alunos prevejam as conseqüências de seus atos mais facilmente,
- Os adultos trabalhem em conjunto,
- As conseqüências sejam aplicadas com consistência.

Política geral da escola no domínio dos comportamentos visa:
- explicar princípios e objetivos,
- clarificar as expectativas de comportamento,
- indicar como o bom comportamento deve ser encorajado,
- expor como o comportamento inadequado deve ser corrigido,
- promover uma atuação consistente e partilhada pelo conjunto da escola,

Aspectos que uma política geral da escola no domínio dos comportamentos deve estabelecer:
- direitos e responsabilidades;
- regras e rotinas
- conseqüências.

No ensino e promoção de bom comportamento, é fundamental saber que...
...os alunos precisam aprender e serem ensinados sobre o comportamento apropriado,
...os professores ajudam os alunos a aprender como devem se comportar.

Como os alunos aprendem a se comportar bem?
-Por imitação dos outros (adultos/pares)
-Por demonstração
-Por explicação
-Com prêmios por bom comportamento
-Por modelagem dos adultos e dos pares
-Praticando
-Sendo-lhes dito e lembrado
A partir da sua experiência...
Na família, nos grupos de pares, na escola com os professores, outros adultos e colegas.

Um comentário:

  1. Gostamos muito das suas dicas e gostariamos de utilizá-las apresentando aos nossos professores como suporte. Somos Psicologas da Secretaria Municipal de Educação de Abaré-Ba. Esperamos retorno.

    Nosso e-mail é: darlapsi@hotmail.com
    Tel: 75 3287 2470 (ramal da sec. de educação)

    Obrigada.

    Darla Rodrigues e Laíse Cerqueira

    ResponderExcluir