Para a Promoção de um Comportamento Positivo e de um Bom Aproveitamento Escolar:
III – Desenvolvendo competências para uma gestão eficaz de comportamentos
O poder das palavras...usar uma linguagem positiva, dar eficazmente instruções, fazer pedidos com clareza.
Princípios chave:
- as palavras que usamos e o modo como as usamos afetam muito o comportamento daqueles que nos rodeiam;
- a linguagem que usamos pode motivar e encorajar os outros ou diminui-los e magoa-los;
- a linguagem positiva ajuda a perceber como pretendemos que os alunos se comportem e evita a confrontação e a discussão.
Exemplos:
Não fales assim para mim – fala para mim delicadamente, como eu faço contigo, obrigada.
Pq estas a deixar cair os restos – põe os restos no cesto, obrigada.
Não discutas comigo – preciso q me ouças, obrigada.
Não estejas fora do teu lugar – vai para o teu lugar, obrigada.
Aborreces qdo me interrompe-sinto-me aborrecida qdo sou interrompida. Por favor aguarda a tua vez de falar. Obrigada.
Linguagens que podem levar situações difíceis:
Etiquetando – pessoas como tu...os adolescentes de hj...
Psicologizando – és mesmo preguiçoso...o q ela esta tentando dizer é...
Criando distancia – nem estou a ouvir-te...desisti...
Comparando – o teu irmãos sempre fez...a turma x...
NÃO USE
Exagerando - tu sempre..tu nunca..
Usando a idade como um insulto – ninguém diria que tens mais de dois anos...que idade tens mesmo?
Sarcástico –nasceste numa capoeira? MAS QUEM É QUE TU JULGAS QUE ES?
Induzindo sentimentos de culpa- os teus colegas não aprendem por tua causa/perco metade da aula contigo.
Profetizando – nunca iras conseguir nada/um dia iras lamentar tudo q fizeste.
Como fazer um pedido ou dar uma instrução de modo eficaz?
1- Oriente a atenção
2- Nomeie ou use outra indicação verbal-use o nome da pessoa ou do grupo/ ou por favor/hey...
3- Pausa – para conseguir que a comunicação funcione e que o destinatario perceba que a instrução se lhe dirige;
4- Dê a instrução e faça o pedido com clareza- tão simples qto possível
5- Pausa – dê um tempo para acomodação ao pedido
6- Agradeça –implica que a instrução foi levada a cabo
7- Repita a instrução – um lembrete
IV – Gerindo adequadamente as situações difíceis.
As competências de gestão dos comportamentos podem ser desenvolvidas:
Princípios chaves:
1- Não podemos gerir os comportamentos dos outros, mas podemos gerir o nosso próprio comportamento e, por vezes as situações;
2- Confrontamo-nos, frequentemente, com situações difíceis e com conflitos,
3- A questão central é aclamar a situação e orientar os outros para comportamentos mais apropriados;
4- As escolas devem dispor de um sistema claro de comunicar e registrar incidentes e isso deve ser seguido por todos.
Como gerir situações difíceis:
1- Modele o comportamento que pretende ver respeitado,
2- Sublinhe o comportamento inaceitável, mas não a pessoa;
3- Permaneça calmo,
4- Use a linguagem da escolha,
5- Não se deixe arrastar para a reação aos comportamentos secundários;
6- Saiba como e qdo pedir ajuda;
7- Se puder , tenha um plano, pense no q fará se...
Destrinchando....
1- Modele o comportamento que pretende ver respeitado:
Para os alunos os professores são o modelo do comportamento esperado na escola.
2- Sublinhe o comportamento inaceitável, mas não a pessoa;
Isto é muito importante, por a Tonica no comportamento e não na pessoa, isto permite que a pessoa mude e use um melhor comportamento na próxima vez;
Deve-se evitar que o aluno construa de si uma pessoa má, ou indelicada ou perversa. Como todos queremos ser bons em alguma coisa, alguns alunos podem, então, desejar ser “os melhores maus”.
Exemplo:
Luis, mas tu ES mesmo muito mal educado!
Versus
Luis, falarem comigo desse modo, incomoda-me; quero que fales delicadamente.
3- Permaneça calmo – esteja calmo, consiga que os outros saibam o que podem esperar de si, escute o ponto de vista do outro, dê ao outro o direito de resposta (isto baixa a tensão de uma situação)
Peça desculpa se for o caso, evite deixar-se arrastar para discussões inúteis, evite envolver-se em competição pela ultima palavra na contenda ( isto reduz rapidamente a temperatura de uma situação)
Não esqueça : que é preciso mais do que uma pessoa, para que haja uma discussão.
Como permanecer calmo: quebre o registro; seja claro sobre as suas necessidades, evitando ficar zangado,desconfortável ou irritado. Para isso:
- assegure-se que o outro escutou,
- identifique com clareza o q pretende,
- diga mesmo o q pretende dizer: atente na sua linguagem corporal, na sua expressão verbal...
- centre-se na questão central, no essencial
- ignore as questões laterais,
- se lhe parecem que não o estão a perceber, peçam q repitam o q disse.
Técnicas para permanecer calmo:
Deite água na fervura: use a técnica do acordo parcial;concorde com qualquer verdade que surja na discussão( sim ,é verdade, ontem estava muito zangado) reconheça o ponto de vista ou os sentimentos da outra pessoa ( vejo que estas zangado/ talvez isto te pareça injusto)
Exprima os seus sentimentos: pode ser útil dizer o q estas a sentir, sem fazer grande alarido: pode dizer que se sente zangado, sem se por aos gritos. Em vez de censurar ou condenar a outra pessoa, diga-lhe como esta a se sentir: ex: sinto-me incomodada sempre que chegas tarde a aula, pois isso interrompe o que estou fazendo.
Procure uma solução: procure uma solução que permita a ambos salvar a face;pode ser útil propor uma escolha;ex: gostaria q tu..., contudo vejo q isto constitui para ti um problema. Que tal se...?
Defira para mais tarde se necessário: por vezes pode ser útil comprar tempo, a fim de que a temperatura da situação posa arrefecer ou de modo a conseguir-se que ninguém perca a face;
Exemplo: preciso de pensar no q disseste. Falaremos sobre isto amanhã/espera ai um pouco por favor. Preciso falar com...estarei contigo dentro de poucos minutos/ manifestadamente não podemos sair disto neste momento. Vamos nos dar um tempo para falar deste assunto.
4- Use a linguagem da escolha – use a palavra escolha com freqüência, qdo elogia ou corrige seus alunos, reconheça que os alunos fazem escolhas sobre o seu proprio comportamento, pois isso é :
Saudável- esbater a luta pelo poder, pois os alunos desafiantes, por vezes querem sentir que tem o controle da situação que são importantes. Dar-lhes a oportunidade de escolher seu comportamento da resposta a esta necessidade, mas de um modo positivo.
Realista – os profs não podem fazer com que os outros façam coisas que realmente não querem, não podem controlar os alunos apenas a si próprios.
Responsabilizante – favorece a assunção da responsabilidade do aluno pelo seu comportamento e a auto-regulação. O prof não tem q pensar q os fazer obedecer o tempo todo.
5-Não se deixe arrastar para a reação aos comportamentos secundários:Comp sec- ações ou respostas negativas dos alunos que se seguem a resposta ou correção dada pelo prof a um comp primário: ex – não era eu que estava... suspiros/eu estava só a...interjeiçoes/eles é q... trejeitos/o prof x deixa-nos....
Não caia em discussões sobre que estava fazendo ou não o que e onde- o que é muito freqüente.
A sua frustação e irritação provarão ao aluno que a estratégia dele valeu a pena.
Frequentemente os comportamentos secundários...não são uma forma de chamar os adultos de cegos ou estúpidos ou de lhes dizer que estão errados...são uma forma de o aluno se afastar do sentimento de mau estar provocado pelo fato de ter sido apanhado a fazer algo errado.
Por isso: o aluno deve ser redirecionado para o comp primário, evitando-se o confronto ou despiques em torno do comportamento secundário/o foco da resposta do prof deve estar no comp primário.
6- Se puder, tenha um plano, pense no q fará se.../tome bem conta de si próprio qdo lida com situações/ comportamentos dificeis/
Permaneça calmo e dê instruções claras e simples; dÊ aos alunos tempo de executarem as instruções;mantenha distancia, não aponte com os dedos nem abane com os dedos; não empurre; seja justo e consistente; use adequadamente o humor; diga aos alunos como quer que eles se comportem; separe o comportamento da pessoa; se puder distrai- os antes que a perturbação comecem...proponha uma atividade; sublinhe o seu bom comportamento;não deixe abaixo, nem humilhe,não use de sarcasmo; fale aos outros do bom comportamento dos alunos; encoraje a responsabilidade-distribua os papeis;peça desculpa qdo errar;
EM SINTESE:
Invista em relações positivas;
Centre-se no que é realmente importante; nas questões q verdadeiramente contam;
Conheça as políticas da escola e trabalhe de acordo com elas;
Saiba quando e onde pedir ajuda;
Para a promoção de comportamentos positivos atenda especialmente a necessidade de...
Criar relações de qualidade: Veja e fale das coisas boas das pessoas; promova a confiança; promova a auto estima; permaneça calmo e use a linguagem da escolha.
Usar a linguagem apropriada;
Prever e planejar a sua ação para situações difíceis;
Prever como se gere a si próprio nessas situações.
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