Processo pelo qual se determina a qualidade dos resultados alcançados em relação aos objetivos propostos, considerando o contexto das condições em que o trabalho foi desenvolvido
A avaliação é compreendida como:
Elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino;
Conjunto de ações cujo o objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para que o aluno aprenda;
Conjunto de ações que busca obter informações sobre sua pratica educativa;
Instrumento que possibilita ao aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades;
Modalidades de avaliação:
Diagnóstica
Levanta informações e dados necessários à contextualização do processo pedagógico;
Permite verificar: saberes que os alunos possuem; particularidades dos alunos; conhecimentos que precisam ser aprendidos.
Processual
Ocorre no dia a dia de forma orientada.
Visa: identificar os avanços e dificuldades de aprendizagem; possibilitar a correção dos desvios- intervenção imediata; controlar e orientar o processo pedagógico.
Cumulativa
Considera cada aspecto progressivo na produção do conhecimento.
Objetiva: informar sobre o produto da aprendizagem; estabelecer parâmetros seguros para qualificação do aluno ao final do período.
Emancipatória
A avaliação é compreendida como:
Elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino;
Conjunto de ações cujo o objetivo é o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para que o aluno aprenda;
Conjunto de ações que busca obter informações sobre sua pratica educativa;
Instrumento que possibilita ao aluno tomar consciência de seus avanços, dificuldades e possibilidades;
Modalidades de avaliação:
Diagnóstica
Levanta informações e dados necessários à contextualização do processo pedagógico;
Permite verificar: saberes que os alunos possuem; particularidades dos alunos; conhecimentos que precisam ser aprendidos.
Processual
Ocorre no dia a dia de forma orientada.
Visa: identificar os avanços e dificuldades de aprendizagem; possibilitar a correção dos desvios- intervenção imediata; controlar e orientar o processo pedagógico.
Cumulativa
Considera cada aspecto progressivo na produção do conhecimento.
Objetiva: informar sobre o produto da aprendizagem; estabelecer parâmetros seguros para qualificação do aluno ao final do período.
Emancipatória
Avalia a prática educativa acertos e erros.
Permite ao aluno: tornar-se ativo, crítico e reflexivo; interferir na construção e desenvolvimento do seu próprio processo de aprendizagem.
Bases para a prática avaliativa.
É necessário que o professor:
Tenha clara a concepção utilizada como suporte da prática pedagógica;
Planeje as suas aulas cotidianamente;
Reexamine a sua prática;
Reelabore e atualize seus conhecimentos;
Estabeleça com clareza o que será avaliado;
Comunique aos alunos os instrumentos de avaliação a serem utilizados;
Dê o direito de questionar, duvidar e errar;
Considere o erro como indicador das necessidades de aprendizagem do aluno;
Faça intervenções em tempo hábil;
Proporcione estudos paralelos de recuperação;
Valorize os acertos dos alunos, incentivando e elevando sua auto-estima;
Ouça os alunos com relação às suas descobertas e dúvidas, apontando novos caminhos;
Registre resultados das avaliações para o acompanhamento e promoção do aluno.
Ao avaliar as atividades:
Básicas – explore os conhecimentos prévios referentes aos novos conceitos.
Práticas – explore o domínio e a profundidade dos conhecimentos adquiridos;
Aplicação: identifique a compreensão dos alunos na aplicação dos conhecimentos e sua projeção para a sociedade.
Avaliação
A avaliação global é realizada ao final de cada unidade, identificando os avanços e dificuldades dos alunos, para garantir a intervenção necessária e, conseqüentemente, a continuidade dos estudos.
“ FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA.”
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