domingo, 29 de março de 2009

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

UMA VIAGEM FANTASTICA AO MUNDO DAS HISTÓRIAS DE QUADRINHOS

Disciplina: Português - Inglês – Informática - Artes
Série: 6º e 7º ano Ensino Fundamental II

OBJETIVOS:

Desenvolver a criatividade através da construção das historias em quadrinhos;
Estimular o espírito participativo e colaborativo do aluno durante o trabalho a ser desenvolvido;
Conhecer novas palavras da língua inglesa e aplicá-las no seu cotidiano;
Utilizar novos softwares em seus trabalhos;
Divulgar os seus trabalhos em uma rede mundial de computadores;
Unir o encantamento das historias em quadrinhos com o cientifico da sala de aula;
Facilitar o aprendizado através da linguagem própria das historias em quadrinhos;
Incentivar o interesse dos alunos pela leitura;
Desenvolver a oralidade, interpretação e reprodução dos textos;
Aproximar alunos e professores durante a confecção das historias em quadrinhos.

PÚBLICO:

Os alunos do 6º e 7º ano Ensino Fundamental II, professores das disciplinas Inglês, Português, Informática e Artes.

MIDIAS A SEREM UTILIZADAS:

Material impresso para conhecimento de historias em quadrinhos; maquina fotográfica para as fotos dos alunos; que servirão de personagens para essas historias; informática: computadores com conexão a internet, para trabalhar com o software e para a divulgação através de um blog; impressora para impressão das historias confeccionadas.

ATORES E PAPEIS QUE DEVERÃO DESEMPENHAR:

Entendendo que o aluno terá maior prazer de buscar o conhecimento, quando aliadas diversão e tecnologia, partindo de sua vivência cotidiana e utilizando um software de computador, devera a aprendizagem ser mais significativa, pois junta-se a criatividade e a tecnologia, bem como tendo o professor como mediador desse conhecimento, numa relação de interatividade entre professores e alunos participantes desse processo.

DINÂMICA DA ATIVIDADE

Passos a seguir do projeto:
1- Revisão do gênero textual das historias em quadrinhos;
2- Fotos de situações cotidianas da escola, envolvendo seus colegas de sala de aula, armazenando as fotos em um arquivo do computador;
3- apresentação do programa de software aos alunos, estes deverão cadastrar-se e conhecer as ferramentas oferecidas pelo programa;
4- Elaboração das historias em quadrinhos utilizando seu vocabulário em Inglês e Português, guardá-las em um arquivo;
5- Impressão das historias;
6- Construção de um blog denominado historia em quadrinhos, no site: http://www.blogger.com, para a divulgação das historias dos alunos.

PERIODO DE REALIZAÇÃO:

Essa atividade iniciará no mês de abril dando continuidade até o mês de junho.

CRITERIOS DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:

Através desta atividade esperamos que os nossos alunos tenham um relacionamento mais estreito com os professores envolvidos, como também com os colegas de sala de aula, o desenvolvimento da criatividade e oralidade na língua portuguesa e inglesa, tenham mais interesse pela leitura deste tipo de gênero textual e desenvolva o gosto pelos outros tipos de textos também, e trabalhem melhor a timidez que alguns apresentam em sala de aula através dos personagens criados.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

BIGORNA. Quadrinhos redondos. Disponível em: http://www.bigorna.net. Acesso em 20 de março de 2009.
GIBITECA.COM. Blog referente ao uso de HQs. Disponível em: http://http://gibitecacom.blogspot.com. Acesso em 20 de março de 2009.
MORAN, José Manoel e ALMEIDA, Maria Elizabete Brancocini, Intregação das Tecnologias na Educação. SEED/MEC-2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário