terça-feira, 31 de março de 2009

MUNDO DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO


EXERCÍCIOS DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO POR MEIO DA PALAVRA

Os três olhares – com essa metodologia, podemos exercitar os três momentos do pensar:

a) a apreensão – ver os elementos significativos de um texto;
b) a compreensão – dar sentido aos elementos levantados;
c) a conceituação, a síntese – incorporar esses elementos à nossa realidade.

É uma metodologia que usamos no nosso dia-a-dia sem dar-lhes a devida importância, quase intuitivamente. Podemos compará-la às etapas que percorremos quando conhecemos alguém, ou seja:

a) num primeiro encontro, observamos a pessoa em suas características externas, físicas, pessoais: altura, cor dos olhos, dos cabelos, sorriso, etc;

b) no segundo encontro, já nos arvoramos a tecer alguns comentários sobre a personalidade daquela pessoa. Passamos a conhecê-la melhor, e ela já faz sentido para nós;

c) no terceiro encontro, se nos identificamos com ela, tem início um processo de conhecimento mais profundo. Surgem a intimidade e o prazer de estar com essa pessoa. Há um cruzar de sentidos.

Assim também acontece com relação ao texto. Entender um texto é criar laços com ele. Ler é passar a limpo as suspeitas levantadas num primeiro encontro. E isso só pode ser feito por etapas. É aos poucos que vamos desvelando, desvendando os mistérios que cada um guarda em si, como o texto.
É preciso ver as possibilidades, suspeitas. Depois, dar significado ao que foi visto e, finalmente, trazer o texto para nossa realidade, nossa vida.

Um comentário:

  1. Adoro ler, histórias de vida, romances, sobre história como um todo. Meus autores preferidos são Nelson Rodrigues (adoro), Gabriel Garcia Marquez (explêndido), no segundo autor perco o folêgo com suas historias e são tão interessantes que não páro de ler e quando acaba sinto falta da história e começo a relê-la.

    Ler faz parte de minha vida, faça fazer parte da sua também.


    Abraços

    ResponderExcluir